Artefato de cinco toneladas de produção britânica é descoberto durante trabalhos de construção numa área central da cidade alemã. Evacuação dura toda a madrugada, e perímetro de segurança leva a congestionamentos.
Uma bomba de cinco toneladas da Segunda Guerra foi encontrada durante trabalhos de construção em Dresden, no leste da Alemanha.
Os procedimentos de evacuação colocaram parte da cidade em caos e foram finalizados somente nesta quarta-feira (23/05), após 17 horas de trabalhos. Cerca de 8.700 pessoas tiveram de deixar suas casas.
A área afetada está localizada no centro da cidade, não muito longe da estação central ferroviária. Moradores num raio de 800 metros foram obrigados a deixar suas casas.
Dentro deste perímetro, encontram-se duas casas de repouso, uma clínica geriátrica, uma escola vocacional, uma creche e vários comércios.
Os trabalhos de evacuação começaram na noite de terça-feira. Cerca de 1.300 pessoas foram abrigadas no centro de convenções de Dresden. Meios de transporte públicos tiveram suas rotas desviadas e alguns trens foram cancelados. Houve congestionamentos e suspensão de aulas na região nesta quarta-feira.
A bomba de cinco toneladas de fabricação britânica está equipada com um detonador e, portanto, precisa ser desativada localmente. Os trabalhos de desativação da bomba deveriam ter sido feitos ainda durante a noite, mas foram postergados devido à demora da retirada de moradores, principalmente dos idosos nas casas de repouso e na clinica geriátrica.
PV/dpa/mdr
Postar um comentário