Rebaixado para uma tempestade tropical de 70 milhas por hora às 20h (horário de Brasília), Olivia ainda está a caminho de tornar a história do tempo uma das cinco tempestades nomeadas para passar diretamente sobre uma ilha havaiana, e assumindo que a tempestade não entrará em dissipação completamente entre as ilhas. As previsões da pista têm sido muito consistentes em levar Olivia fazendo uma curva a oeste-sudoeste através da cadeia de ilhas até sexta-feira, provavelmente do outro lado ou ao sul de Maui. O que poderia colocar Maui no lado norte mais forte da tempestade. Um alerta de tempestade tropical está em vigor para Maui, Molokai, Lanai, Kahoolawe e a Ilha Grande, com um relógio de tempestade tropical para Honolulu.
Nenhuma tempestade já atingiu a terra em Maui (com o landfall definido como o centro da tempestade atingindo a terra), e nenhum dos dois furacões e duas tempestades tropicais que se sabe terem feito o landfall no Havaí se aproximarem do leste-nordeste.
A tempestade tropical Olivia, segundo as projeções, pelo Central Pacific Hurricane Center, poderá vir a ser uma forte tempestade tropical quando chegar ao Havaí na sexta-feira. Os maiores impactos serão ventos locais e chuva forte em talvez mais de 10” (254 mm), em qualquer ilha que Olivia passe perto ou diretamente. Quando Olivia passar pela ilha poderá não enfraquecer e chuvas pesadas e difundidas são esperadas.
Postar um comentário