O Big One está se aproximando? Um estudo diz que uma falha na Califórnia capaz de um terremoto de 8.0 está se movendo pela primeira vez


Uma falha na Califórnia que poderia produzir um terremoto de magnitude 8,0 começou a deslizar após a sequência do terremoto de Ridgecrest neste verão, de acordo com um estudo publicado quinta-feira na revista Science .
Mas o movimento sem precedentes na Garlock Fault 160 milhas de comprimento não é a única conclusão, disse Zachary Ross, autor de cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia e da NASA.
"Nós realmente temos que lembrar que a Califórnia é um país sísmico", afirmou Ross. "Portanto, não se trata apenas de pensar nos cenários potenciais maiores e mais prejudiciais, como os eventos em San Andreas, mas também em lembrar que existe a possibilidade de perigo em quase todos os lugares" .
Cerca de 20 falhas criaram a sequência do terremoto de Ridgecrest, de acordo com o estudo, provocando um ao outro de maneira semelhante aos dominós. Embora cada falha individual possa não ter criado os agitadores 6.4 e 7.1, Ross disse que o potencial para múltiplas quebras de falhas precisa de mais atenção.
O tremor de magnitude 7,1 em 6 de julho foi o terremoto mais poderoso em quase 20 anos no Golden State . Nunca houve um terremoto de 8.0 na Califórnia; O mais forte registrado é um 7,9 perto de Fort Tejon em 1857, de acordo com o Departamento de Conservação do estado.
O estudo foi publicado no mesmo dia em que o estado da Califórnia lançou um aplicativo de alerta de terremoto e, no 30º aniversário do terremoto de magnitude 6,9 ​​Loma Prieta, ao longo da falha de San Andreas.
Cerca de um quinto do comprimento de San Andreas, a falha Garlock corre ao longo do deserto de Mojave, no sul da Califórnia. A ruptura do segundo terremoto na sequência Ridgecrest terminou a alguns quilômetros de Garlock, o que fez com que a falha começasse a se mover lentamente.
Ross determinará como o movimento pode afetar o perigo de futuros terremotos. Um grande tremor não entra em erupção no Garlock há cerca de 500 anos, acrescentou o professor assistente de geofísica da Caltech.
Com o lançamento do aplicativo de alerta de terremoto na Califórnia, as autoridades incentivam todos os residentes a baixá-lo como medida de precaução, independentemente de quão próximos estejam de grandes falhas.
"Existe o risco de terremotos em todo o estado", lê a página de perguntas frequentes do site do aplicativo. "Se os terremotos são grandes o suficiente, a energia se estende muito mais do que a maioria imagina" .
A quantidade de notificações antecipadas que os usuários recebem variará de acordo com a distância da origem do terremoto, diz a página. As pessoas próximas ao epicentro podem sentir tremores antes de receber um alerta que diz: “Terremoto, terremoto. Espere agitar. Cubra-se e espere. Tome medidas de proteção.

Postar um comentário

Distributed by Gooyaabi Templates | Designed by OddThemes