Os meteorologistas dizem que é um fenômeno raro, mas está a acontecer neste momento - o final desta semana vai ficar marcado por fenômenos meteorológicos extremos dos dois lados do globo, no Atlântico e no Pacífico. Furacões, um tufão (que são o mesmo fenômeno, mas com um nome diferente segundo a região do globo onde ocorrem) e várias tempestades tropicais ficam bem patentes numa imagem de satélite divulgada pelo site de meteorologia Jamaica Weather.
"Vai ser um final de semana dos diabos! Deem uma olhada nos trópicos", é o comentário que acompanha a imagem. Nesta altura, o tufão Mangkhut, que se aproxima das Filipinas com ventos de 255 km/hora, é considerado o mais perigoso fenômeno atmosférico em curso. Milhares de pessoas já deixaram as suas casas devido à ameaça do tufão, que atingirá também Hong Kong e o sul da China.
No Atlântico, o furacão Florence já chegou à Carolina do Norte, agora com a categoria 1 (chegou a estar na quatro, numa escala que vai até cinco), com ventos de até 150 km/hora. Cinco estados norte-americanos declararam o estado de emergência: Carolina do Norte, Carolina do Sul, Geórgia, Maryland e Virgínia, além da capital, Washington. Mais de um milhão de pessoas foram aconselhadas a deixar as suas casas na costa leste dos EUA.
Também no Atlântico, o Isaac dirige-se para as ilhas do Caribe. E o Helene, que vai atingir os Açores no fim-de-semana, mudou entretanto de um furacão de categoria dois para tempestade tropical, registando ventos na ordem dos 100 km/hora.
No Pacífico, o Olivia também é agora uma tempestade tropical.
"Estou surpreso de ver o Pacífico e o Atlântico ativos ao mesmo tempo", afirmou Phil Klotzbach, cientista e investigador da Colorado State University, citado pelo jornal britânico Daily Express.
O aumento de fenômenos atmosféricos extremos tem sido relacionado com o aumento da temperatura da água nos oceanos.
Fonte: Diário Notícias PT
Postar um comentário