Relatório aponta que, entre as causas, está o desaparecimento gradual da Floresta Amazônica.
Um relatório que avaliou possíveis cenários futuros causados pela mudança climática e publicado pela revista oficial da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (NAS, na sigla em inglês) afirma que, se a temperatura global subir apenas 5°C nos próximos 100 anos, a Terra poderá enfrentar ameaças catastróficas e desconhecidas.
Segundo os pesquisadores, um aumento de 5°C nos termômetros mundiais poderá significar um grave ameaça para a sobrevivência humana, pois causaria um desmoronamento da camada de gelo da Antártida Ocidental, um aumento altíssimo do nível do mar e o desaparecimento da Floresta Amazônica.
O relatório estipula que há aproximadamente 5% de possibilidade disso acontecer, e por isso pede aos governos que tomem medidas radicais para reduzir a emissão de gases poluentes antes que seja tarde demais.
Além disso, os cientistas apontam que um aumento de somente 3°C na temperatura, um cenário altamente provável, também teria consequências devastadoras para o planeta, colocando em risco a saúde humana e sobrevivência de várias espécies animais e vegetais
Fonte: RT
Imagem: Shutterstock
Postar um comentário