Foram pelo menos duas explosões na ilha. Coluna de cinzas chegou a 500 metros de altura, segundo a mídia local
O vulcão Anak Krakatoa, na Indonésia, entrou em erupção na madrugada deste sábado. Ele é um dos mais ativos do mundo.
Conforme o The Jakarta Post, a primeira erupção ocorreu às 21h58 (hora local) e durou pouco mais de um minuto. A nuvem de fumaça e cinzas alcançou 200 metros de altura. O Centro de Vulcanologia e Mitigação de Desastres Geológicos (PVMBG) identificou uma segunda erupção às 22h35, mais longa, com 38 minutos e quatro segundos. Desta vez, a coluna de cinzas alcançou 500 metros.
A agência disse que o vulcão estava em erupção contínua até sábado de manhã. Um status de alerta de nível 2 permaneceu em vigor, em uma escala que vai de 1 a 4. Não houve vítimas registradas. A erupção de 2018 causou um tsunami ao longo das costas de Sumatra e Java, matando 430 pessoas.
En Indonesia, Anak #Krakatoa regresa a la actividad con una erupción que generó una columna eruptiva de hasta 15 km de altura.— SkyAlert (@SkyAlertMx) April 11, 2020
En diciembre de 2018, una serie de erupciones colapsaron el edificio volcánico generando un tsunami donde más de 400 personas perdieron la vida. pic.twitter.com/BRXIa4Fann
Segundo especialistas, o Anak Krakatoa foi formado por volta de 1928, na caldeira do lendário Krakatoa, que, em 1883, causou um episódio catastrófico.
O Anak Krakatoa iniciou sua vida debaixo d'água, até sua cratera emergir, por volta de 1928. Tornou-se uma pequena ilha vulcânica, cuja cratera alcança agora uma altitude de 300 metros acima do nível do mar.
Postar um comentário